DIVULGAÇÃO
A semana será movimentada com a divulgação de importantes indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para os dados de inflação. No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio será divulgado na terça-feira, 10 de junho, com uma expectativa de alta de 0,33% na variação mensal.
Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de maio, com previsão de variação de 0,30% na comparação mensal, e o Índice de Preços ao Produtor (PPI) também de maio, serão divulgados na quarta e quinta-feira, respectivamente. Esses indicadores são cruciais para o Federal Reserve (Fed) ajustar sua política monetária.
Outros dados relevantes nos EUA incluem o resultado fiscal mensal de maio, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e a confiança do consumidor em junho, que juntos oferecem uma visão da saúde econômica americana.
No Brasil, o Relatório Focus do Banco Central, a balança comercial semanal e o fluxo cambial também serão monitorados de perto para avaliar as condições econômicas e financeiras do país.
A agenda da semana inclui ainda a divulgação do IPC-S semanal, o IGP-M (1ª prévia de junho), a Pesquisa Industrial Mensal Regional e a Pesquisa Mensal de Comércio no Brasil.
Na Alemanha, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (maio), e na área do Euro, a produção industrial (abril).
A semana promete ser decisiva para os mercados, com a divulgação de dados que devem influenciar as expectativas dos investidores e as decisões das autoridades monetárias. Em especial, investidores e analistas estarão de olho nas decisões de Lula e sua equipe, com um pé atrás nas decisões políticas do governo petista.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Infomoney